terça-feira, junho 20, 2006

AS VACAS TRESMALHADAS_ porquê?

As vacas tresmalhadas pelo asfalto
da cidade, fazem fugir quem passa.
Amarelo... Vermelho! Uma atravessa.
É apanhada, seco, dá um salto,

desentranha um mugido e, abatida,
põe nos olhos mansíssimos a vida.
Que pascigo escolheste, amável bicho?
Se não fora o olhar, já eras lixo.

Vaca malhada tresmalhada, vaca
de leite em sangue, atormentado nó
pulsando no asfalto, agora saca
dos misérrimos bofes o seu muuuu

derradeiro. Já sem dor ou protesto,
é da cidade a vaca mais um resto.


ALEXANDRE O' NEILL [1924-1986]
Poesias Completas


Assim, nasce "AS VACAS TRESMALHADAS" nome que adoptei das Poesias Completas de ALEXANDRE O' NEILL [1924-1986], um grande escritor.

A minha adoração por VACAS, começou ao longo do tempo. Até ao momento, não existia razão para eu esboçar um blog sobre tais animais. Agora, chegou esse momento, por vários motivos. Mas, o primeiro motivo que me estimulou os sentidos para tal “DEUSA” foi a minha colaboração na “CowParade de Lisboa”. A artista plástica PAULA SANTOS, fez-me um convite irrecusável, fui logo a correr para conhecer tal VACA que tem por nome “Calçada Portuguesa”. Por fim, conheci muitas outras VACAS.

E, "AS VACAS TRESMALHADAS" fazem parte das minhas vivências…e, vamos ver o que isto vai dar. Talvez, mais VACAS.